segunda-feira, 6 de junho de 2016

Técnicas para preparação de bolos

Técnicas para preparação de bolos

Preparar bolos sempre fofos parece, a muitas pessoas, algo verdadeiramente mágico, reservado a quem tem poderes especiais ou um talento culinário acima da média. Nada mais falso. O segredo da qualidade, nesse caso, está apenas em respeitar com rigor algumas regras básicas. Por sinal, regras muito fáceis, como você pode ver aqui:

1. Escolha uma receita de confiança.

2. Trabalhe sempre com ingredientes de boa qualidade.

3. Siga cuidadosamente a receita. Meça bem os ingredientes para que eles entrem na receita em proporções corretas.

4. Em especial, é bom lembrar que: 
  • farinha em excesso torna o bolo muitopesado; 
  •  gorduras (manteiga, margarina, óleo etc.) em excesso também deixam o bolo pesado e “massudo”; mas, se usadas em quantidades insuficientes, vão torná-lo seco e duro;
  •  açúcar em excesso prejudica a textura final e o crescimento do bolo;
  •  fermento em quantidades insuficientes resulta em um bolo murcho;
5. Retire com antecedência os ovos e as gorduras da geladeira. Assim, eles estarão em temperatura ambiente quando utilizados no preparo do bolo, o que é essencial para bons resultados finais.

6. Para bolos amanteigados, é necessário bater muito bem o açúcar com a manteiga
para que a massa fique leve.

7. As gemas servem para dar liga à massa.







8. A farinha e o fermento devem ser peneirados e misturados. Eles não devem ser batidos.










9. As claras em neve dão maciez à massa. Por isso devem ser muito bem batidas e, ao acrescentá-las no final da preparação,misture-as delicadamente, sem bater.

10. Unte bem a forma e polvilhe com farinha de trigo, antes de despejar a massa.









11. Preaqueça o forno por cerca de 10 minutos, para garantir uma temperatura adequada para assar a massa.

12. Atente-se à temperatura do forno: se for insuficiente ou excessiva, pode fazer com que o bolo não asse completamente.

13. Após colocar o bolo no forno, evite abri-lo antes de completar 20 minutos, pois o contraste de temperatura, nessa fase, pode fazer o bolo “murchar”.

14. Para saber se o bolo já está pronto, espete um palito na parte mais alta: ele deve sair limpo.

15. Depois de assegurar que o bolo já está bem assado, deixe-o por mais alguns minutos dentro do forno desligado.

16. Passado esse tempo, retire o bolo e desenforme-o morno (esta regra também vale para pão-de-ló).

17. Se for cortá-lo, recheá-lo ou cobri-lo, espere esfriar completamente.

18. Para cortá-lo no sentido longitudinal, use uma faca grande bem afiada, introduzindo-a pela lateral; gire o bolo, fazendo movimentos de vaivém com a faca até completar todo o círculo. Para orientar o corte, o ideal é marcar o meio da lateral do bolo com palitos.

19. Outro modo de cortar: use linha resistente (número 24, por exemplo). Envolva toda a circunferência do bolo, dê um nó onde as pontas da linha se encontrarem e vá apertando esse nó até que ele chegue ao centro do bolo.

20. Para recortar o bolo conforme modelos, faça os contornos com a ponta de uma faca. Depois, com faca bem afiada, corte com fi rmeza, respeitando os contornos.

21. Para conservar o bolo pronto: todos os bolos devem ser embalados e armazenados depois de frios, mesmo fatiados, em camadas ou inteiro. O bolo se conserva por mais tempo quando está sem recheio ou cobertura. Por isso, o ideal é congelar separadamente e montá-lo no dia da festa ou, no máximo, na véspera, desde que não tenha frutas frescas e tenha espaço sufi ciente na geladeira para acondicioná-lo depois de pronto. 
Para bolos simples, embale em papel-alumínio ou filme plástico para uso culinário e leve ao freezer por até 3 meses ou em geladeira por no máximo 3 dias, para manter as características. Cuidado para não amassá-lo sob pesos.
!-- Anuncio Pequeno -->

Nenhum comentário:

Postar um comentário